segunda-feira, 30 de março de 2009

| Andy Warhol


É impressionante como há coisas (personalidades, palavras, livros, filmes,lugares etc.) que a gnt não sabe o que é , mas quando descobrimos a existência elas começam a aparecer constantemente em nosso cotidiano nos fazendo perguntar, "como eu n sabia disso antes"?
A relação dessa "profunda" reflexão acima com o tema desse post, foi a minha descoberta de Andy Warhol. Tudo começou com uma bolsa com imagens Pop Art que levava uma assinatura em sua alça. Aparentemente, era mais um acessório americano que havia ganhado as ruas de N.Y.C.
Até o dia que visitando o MoMa (Museu de Arte Moderna) me deparei com os famosos quadro da Marilyn Monroe e das latas de sopas Campbell e fiz a "difícil" relação entre as bolsas, a pop art e seu criador.









- Claaaro a assinatura é de Andy Warhol , o mais famoso artista da pop art.

Desde então essa figura não parou de aparecer na minha vida e de me fazer tornar mais curiosa por sua arte.
Vejam a perseguição:

- Este mês Warhol foi tema de um programa do lugar incomun da multishow, muito bom por sinal!!
- Uma representação do pintor aparece nas primeiras cenas de Watchmen
- Uma reportagem ,na folha de são paulo ,fala sobre a maior exposição do artista que está sendo realizada entre 18 de março e 13 de julho, no Grand Palais, em Paris. Chamada "Le Grand Monde d'Andy Warhol"
-A exposição também é comentada na Vogue Brasil de março.

Enfim, quem eh Andy Warhol?

Graduado em Design, começou a trabalhar como ilustrador em revistas como Vogue e The New Yorker. Mas os anos de 1960 que marcam sua carreira de artista plástico, que passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e de tintas acrílicas. São temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Manlyn Monroe, Liz Taylor, Lênin, Che Guevara e símbolos importantes da história da arte, como Mona Lisa.
Cobrava US$ 25 mil dolares para fazer retratos dos ricos e famosos . Começava por fotografá-los com sua polaróide big shot e depois trabalhava as fotos com cores por meio de uma técnica especial de serigrafia sobre tela. O retratado podia levar o primeiro por 25 mil e os seguintes por 15 mil cada um.

Dessa forma warhol reinventou o estilo portrait que era quase que inexistente nessa época. Os retratos deviam ter o mesmo formato, de forrma que ao se encaixarem formariam um composição única, "um retrato da sociedade de sua época" como descreveu o artista em entrevista da década de 80.



Em 1968 ,Varerie Solans, fundadora e única menbro da SCUM(Society for Cutting Up Men- sociedade para castrar homens) entra na The Factory, studio de Warhol , e atira no artista. O ataque foi quase fatal, mas Warhol se recupera. O fato foi tema para o filme "eu atirei em Andy Warhol", em 1996.



Recuperdo, no início dos anos de 1970, Warhol começa a publicar a revista Interview, que até hj é publicada nos E.U.A.

http://www.interviewmagazine.com/



" Com essa série de 'portraits' Warhol retratou toda a sociedade, pondo em prática uma nova forma de produção em série, quase industrial" escreve o curador da exposição Alain Cueff



Carol Mapurunga



3 comentários:

  1. Carols e Luiz,

    Adorei!
    Fiquei sabendo de coisas que eu não sabia...
    A montagem das fotos esta otima!!!
    O texto está muito legal também...

    Muito massa gente!
    Passarei mais por aqui...
    Aprovado!

    Beiajo, te

    ResponderExcluir
  2. Muito bom conhecer mais sobre arte e seus protagonistas... Parabéns pelo texto, claro e objetivo! Aprendi muitas coisas!!!
    QUE VENHA A PRÓXIMA MATÉRIA!!!
    GOOD JOB!!!

    Rafa

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhhhhhhhhh...adorei o blog keirolll...super vibe...agora é só divulgar huahuaha...
    Lucy

    ResponderExcluir